Myria
Em tempos de mudança ortográfica surgem quinhentas mil dúvidas, como por exemplo "palavra tal tem acento ou não?" ou ainda "o que mudou?".

Bem, segundo uma reportagem publicada anteriormente na FolhaOnline sobre novo acordo ortográfico que entrou em vigor no dia 01/01 deste ano "As mudanças mais significativas alteram a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen. No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos demais países, que adotam a ortografia de Portugal, o percentual é de 1,6%.", o que quer dizer que para nós brasileiros a mudança é pequena porém significativa, já que teremos que esquecer completamente o nosso queridinho trema (lembrando que na minha opinião linguiça foi dose!).

Um pouquinho sobre as novas regras:

Hífen - "auto-ajuda" tem hífen? NÃO MAIS!

A partir de agora, o hífen não será usado quando o 1º elemento terminar com letra diferente da que começar o segundo, logo "auto-ajuda" -- "autoajuda".

Acento Agudo -

1. deixa de existir em ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (é, Coréia perdeu o acento sim :D)

2. não é usado no i ou u tônicos quando vierem depois de ditongo em palavras paroxítonas

Trema - só permanece em nomes próprios e suas derivações (Bünchen, Müller, mülleriano)

Acento Circunflexo - não será mais utilizado em palavras terminadas em êem e ôo(s). Ele é mantido no entanto, no plural de ter e vir, incluindo seus derivados.

Acento diferencial - cai o acento que diferencia algumas palavras como pêlo e pelo, porém há exceções.

Para uma leitura mais detalhada do assunto, com a listagem de todos os casos especiais, há um guia do estadão da nova ortografia disponível em pdf. no link a seguir (ESTADÃO), ou ainda o livro "Escrevendo pela nova ortografia - Como usar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa" do Instituto Antônio Houaiss, o qual preciso comprar urgentemente ;D.



0 Responses

Postar um comentário