1. "Os coxos dançam sozinhos" de José Prata

A história é um romance policial bem estranho, contendo trechos de muito humor e bizarrices. Tudo começa quando o policial da PJ Brandão, corrupto, enrolão, sarcático, narcisista entre outras qualidades ótimas, é designado pra investigar uma série de homicídios que....ELE PRÓPRIO COMETE! (é, eu sei, é esquisito mesmo) e de quebra ainda tem que levar junto um auxiliar super lerdo, o Alminha. Bem, o caso que já estava complicado com ele tendo que investigar e fazer as pistas não apontarem pra ele se torna ainda mais problemático quando um outro assassino começa a mexer nas suas vítimas e bagunçar sua arrumação da cena do crime pra tentar incriminá-lo. Cabe a ele tentar descobrir quem é esse copycat e o porque
dessa perseguição com ele.
Uma das partes mais legais do livro é ver as expressões em legítimo português de Portugal (ora pois, pois) que ele emprega ao longo da narrativa. O humor negro, o qual já compararam com Dexter (isso não garanto porque nunca assisti a série), também é um ponto forte do livro...enfim, é um livro que com certeza deve ser lido se você procura umas boas risadas.
2. "As mentiras que os homens contam" de Luís Fernando Veríssimo
“ Nós nunca mentimos. Quando mentimos, é para o bem de vocês. Verdade.”

“ Ao se afastar, você ainda ouve, satisfeito, ele dizer “ Grande Edgar”.Mas jura que é a última vez que fará isso. Na próxima vez que alguém lhe perguntar” Você está me reconhecendo?” Não dirá nem não. Sairá correndo.”
P.S: Destaque pra crônica acerca do HQEH (Homem Que É Homem) :D
3. O Silmarillion de J.R.R.Tolkien
Pra quem é fã de "O Senhor dos Anéis", esse livro não pode faltar na prateleira. Editado por Christopher Tolkien, filho do autor, o livro traz informações extras a respeito da Terra-média numa narrativa que mais parece um relato bíblico. Composta por 5 partes, a 1ª conta a história da criação de Arda, a Terra, por meio da canção dos Ainur, a "Valaquenta"ou"Relato dos Valar" conta sobre a tarefa dos Valar e sobre a relação dos mesmo com Morgoth e seu servo Sauron, depois vem a "Quenta Silmarillion", ou seja, "A História das Silmarils" (as jóias que possuíam partes das luzes das árvores de Valinor), "Akallabêth" ("A Queda de Númenor") e por fim "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era". A história conta sobre as origens dos elfos e dos homens, do roubo das Silmarils pelo Senhor do Escuro e de como os elfos as recuperaram.
Bem é isso aí, boa leitura e Feliz Ano Novo! ;)